sábado, 21 de novembro de 2009

Turismo na Região Nordeste

O litoral é o principal atrativo da região.Milhões de turistas desembarcam nos aeroportos nordestinos. Há alguns anos os estados vêm investindo intensamente na melhora da infra-estrutura, criação de novos pólos turísticos, e alguns no desenvolvimento do ecoturismo.


O ecoturismo ainda é pouco explorado no Nordeste, mas tem grande potencialidade. Ainda assim, dentre os dez principais destinos ecoturísticos brasileiros, aparecem quatro paisagens localizadas na região Nordeste do Brasil, onde é possível escolher entre ilhas (Arquipélago de Fernando de Noronha em Pernambuco), dunas (Lençóis Maranhenses no Maranhão), mata atlântica em alta altitude (Chapada Diamantina na Bahia) e arqueologiana caatinga (Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí). O arquipélago de Fernando de Noronha também está ganhando destaque nacional e mundial,[carece de fontes] pelas ilhas é possível avistar os golfinhossaltadores. Outro lugar de destaque é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um complexo de dunas, rios, lagoas e manguezais. No Piauí, encontram-se os parques nacionais Sete Cidades, serra das Confusões e da serra da Capivara com formação rochosa e pinturas rupestres.

Além de seu litoral possuir o Delta do Parnaíba. Outro destaque são as dunas e os dromedários de Genipabu e o maior cajueiro do mundo, ambos no Rio Grande do Norte.

A cultura da região é também um atrativo para o turista. Todos os estados tem folguedos e tradições diferentes. Olinda, em Pernambuco, com vestígios do Brasil Neerlandês, São Luís, no Maranhão, com os da França Equinocial, Salvador, na Bahia, com os da sede político-administrativa do Brasil Colonial, e Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, na Bahia, com os da chegada das esquadras do descobrimento do Brasil, são os atrativos histórico-culturais da região, sendo os três primeiros considerados patrimônios culturais da humanidade pela UNESCO.

O turismo religioso vem crescendo cada vez mais na região, destacando-se os municípios de Juazeiro do Norte, Bom Jesus da Lapa eCanindé. Outro município que se destaca é Santa Cruz com a construção do Alto de Santa Rita de Cássia, que será a maior estátua da América. Outra cidade que tem se destacado é São José de Ribamar, no Maranhão, que no mês de setembro reúne grande quantidade de fiéis dos estados nordestinos e do Estado do Pará. Há inclusive uma grande estátua de São José, que pode ser acessada por visitantes, que possui uma vista para o mar. São José de Ribamar é considerado o Santo Padroeiro do Maranhão.


Natali

Nenhum comentário:

Postar um comentário